21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da pessoa com deficiência. É dia de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e os meios para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, mesmo que o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirma que: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”. Infelizmente, são inúmeras as barreiras que impedem a plena inclusão de mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, colocando-as à margem da sociedade. São elas: urbanísticas, arquitetônicas, nos transportes, nas comunicações e na informação e as tecnológicas.

Porém, as que causam maior impacto são as atitudinais, que se referem a atitudes e comportamentos que impedem ou prejudicam a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. E lembrando que o pronto e correto diagnóstico é uma das principais medidas para prevenção de incapacidades

Vamos juntos, superar barreiras para garantir inclusão!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *