Já se perguntou por que conseguimos tratar doenças inflamatórias com mais anticorpos. Imagina uma doença auto-imune, lotada de auto-anticorpos, e usamos mais anticorpos para tratar? Faz sentido? Em um primeiro momento é meio estranho mesmo. Na intimidade chamada de IVIg, a imunoglobulina intravenosa teve a sua origem na soroterapia que é classificada de imunoterapia passiva, com a utilização de anticorpos específicos (p.ex. soro antitetânico), a IVIg é uma imunoterapia poliespecífica. Isso acontece por conta do preparo da IVIg que são coletados plasma de mais, de mil doadores de sangue (fica a dica #doesangue).
Apesar de outros componentes como IgM e IgA e citocinas, o que funciona é a IgG, digo milhares de IgG. Como esta falta de especificidade, como essa quantidade de anticorpos vai nos ajudar a tratar as doenças inflamatórias? Vamos ao mecanismo de ação, lembrando que as IVIg chegam em todos os compartimentos em que a inflamação está e atua tanto sobre os componentes celulares como nos componentes solúveis.
- Nas células inatas -suprimem as citocinas inflamatórias, aumenta as supressoras e bloqueiam a sinapse dfffrances e os linfócitos
- Atua nos linfócitos T, inibindo a ação Th1 e Th17
- Estimula a expansão dos Treg
- Atua nos linfócitos B inibindo a produção de anticorpos patogênicos
- Atua no sistema complemento anti C5 e C3
- Atua nos anticorpos circulantes com anti-idiotípica e neutralização dos anticorpos patogênicos.
- Atuam nos anticopos ligados e ao atuarem sobre a porção Fc ligada ao macrófago com efeito de downregulation e inibição macrofágica
- Bloqueia a interação em o Fas e o ligante Fas (esse para nós dermatologistas)
- Atua sinergicamente com os corticoesteróides
Em resumo, a IVIg é um recurso fundamental para os médicos que cuidam deportadores de doenças inflamatórias. IVIg salvam vidas!!! Se você, assim como nós do @pele.digital acredita que entender e dominar imunologia é fundamental para o médico moderno, compartilha este post (se você achou útil) e também gostaria de lhe fazer um convite para participar de nosso evento imuno 2.0. Se deseja entender a imunologia de uma forma amigável e amistosa, venha ser imunoXpert. Fique ligado. Em breve mais informações.
Deixe um comentário